Buddhachannel

Dans la même rubrique










Instagram





Rubricas

Búzios: Um centro de meditação e estudo do budismo na badalada Rua das Pedras

quarta-feira 11 de Maio de 2016

Langues :

Quem conhece Búzios, na Região dos Lagos do Rio, sabe que a Rua das Pedras é local de badalação; e um dos pontos mais famosos do fervo do balneário mais charmoso do estado. Uma rua que é um ponto de ebulição étnico-cultural. Pessoas de diversos cantos do mundo passeiam tornando esse cantinho do planeta uma pequena babel: muitas vozes em diferentes idiomas são a marca sonora dessa barulhenta e divertida rua. Quem poderia imaginar que bem na entrada dela, em um dos pontos mais agitados da noite buziana, há um centro de meditação e estudo do budismo? Pois é verdade, tem!
 
No Buddha Dharma Meditation Center, esse é o nome, são realizadas atividades todos os dias da semana. Desde sua descoberta como local paradisíaco, Búzios recebe pessoas ligadas a práticas espirituais orientais, como o budismo. Foi um movimento natural de pessoas vindas de diferentes partes do mundo e trazendo na bagagem novas filosofias e linguagens.
 

 

Com a compra do imóvel na Rua das Pedras, em 2008, o Buddha Dharma (que já existia de forma embrionária desde a década de 80 e teve sua inauguração oficial em 2009), que é ligado à Linhagem NgalSo, pode florescer em uma sede própria. Com isso, a cidade recebe constantemente a visita de mestres espirituais como o Lama Gangchen Rinpoche, do Siri Lanka, e um de seus mais conhecidos discípulos, o brasileiro Lama Michel Rinpoche.
 
Uma das figuras emblemáticas do budismo em Búzios é a coordenadora filosófica e de práticas Cris Anila Paramita que iniciou em 2005, uma caminhada que viria a ser consolidada através de um encontro com a Lama Caroline, e vem trazendo ao Centro toda a experiência adquirida nesses anos de práticas e retiros ininterruptos acompanhando os Lamas, dentre eles, o retiro de Borobudur, na Indonésia, Tailândia, Nepal, Índia e em Albagnano Healing Meditation Centre, na Itália.
 
Outra figura importante é Paolo Sanvito, um italiano que havia iniciado seus estudos na Índia, veio viver em Búzios, onde teve a oportunidade de conhecer e participar de um encontro realizado por um grupo de budistas, dentre eles a Lama Caroline.
 
Lama Michel constantemente em Búzios
 
Lama Michel Rinpoche é um mestre budista pertencente à tradição do budismo tibetano. Nasceu em São Paulo em 1981. Aos cinco anos conheceu seu mestre, Lama Gangchen Rinpoche, por ocasião da primeira visita de Lama Gangchen ao Brasil, organizada por seus pais. Nos anos subsequentes, viajou por lugares sagrados no Tibete, Índia, Nepal e Indonésia. Durante este período, Lama Gangchen Rinpoche e outros renomados mestres o reconheceram como um Tulku, a reencarnação de um mestre que viveu no Tibete. Aos 12 anos, inspirado pelo convívio com Lama Gangchen Rinpoche e diversos Lamas tibetanos, decidiu, por conta própria, seguir a vida monástica. Foi viver na Universidade Monástica de Sera Me, no Sul da Índia. Lá, por 12 anos, recebeu formação nas práticas e filosofia budista seguindo a tradição Guelugpa do budismo tibetano. Desde 2006 reside na Itália, e tem passado três meses do ano dedicando-se aos estudos e práticas no Monastério de Tashi Lhumpo, em Shigatse, no Tibete.
 
Fonte

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?