Buddhachannel

Dans la même rubrique










Instagram





Rubricas

Pintura contemporânea budista de Shi Dachan em Macau

sexta-feira 15 de Abril de 2016

Langues :

 
A arte do monge budista Shi Dachan vai estar em exposição no centro UNESCO a partir de hoje e até 19 de Abril. “Atingir a arte Zen com tinta e pincel” é o título da mostra da autoria do monge budista, poeta, calígrafo e pintor, que vai estar exposta ao longo de apenas cinco dias.
 
O ano passado o artista expôs no Museu Nacional de Arte da China. Em Pequim a exposição comissariada pelo curador e crítico de arte Jia Fangzhou, em conjunto com os críticos de arte Liu Xiaochun e Tao Yongbai, contou com 50 peças de obras clássicas.
 
Shi Dachan, nascido em Nangong, na província de Hebei, é um monge budista que se fez poeta, calígrafo e pintor. O seu nome monástico é Pusheng, mas também é conhecido por Zisong Xuanzhu.
 
O artista é descrito como um “autodidacta e uma criança prodígio que se apaixonou por poesia, caligrafia e pintura numa idade precoce”.
 
Shi Dachan terá atingido a iluminação Zen “com base num entendimento gradual de subtilezas estéticas”, lê-se na nota descritiva disponível online.
 
A sua caligrafia e pintura assentam, mas não são restringidas pelas formas clássicas, sendo que Shi Dachan terá criado um estilo próprio e distinto. O seu pensamento engloba “o novo e o desconhecido” e também “o profundo e remoto”, assim como “um estado de espírito tranquilo e natural que permeia toda a sua obra”. A sua poesia “tem uma simplicidade e naturalidade primitivas”, baseando-se nos princípios de caligrafia e da pintura. A sua pintura, por sua vez, assenta nos princípios da natureza e “todos eles estão imbuídos do espírito Zen”, refere a mesma nota disponível na Internet.
 
Quando Shi Dachan decidiu dedicar-se à vida monástica foi para Jiuhua estudar a filosofia Zen. Mais tarde, seguiu para Wutai, onde compôs e recitou poesia como um registo da viagem interior realizada no decurso dessa expedição. O monge e artista é um defensor da utilização da arte para comunicar a verdade mais profunda. Shi Dachan “procura seguir o exemplo de Gautama Buddha na sua tarefa de educar o povo”, indica a nota descritiva.
 

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?