Buddhachannel

Dans la même rubrique

21 novembre 2016, par Buddhachannel Fr.

Les belles endormies

29 June 2016

Pha That Luang, Laos

29 juin 2016

Pha That Luang, Laos

2 de mayo de 2016, por Buddhachannel Es.

Grutas de Mogao










Instagram





Rubricas

Arte no Nepal - Pintura Thangka, Mandalas e Pintura Mithila

quarta-feira 29 de Junho de 2016, por Buddhachannel Portugal

Langues :


O Nepal é um país que teve muita imigração da India e do Tibet. É multicultural, e isso se reflete na riqueza de suas diversas formas de expressões artísticas, como nas artes plásticas, na música, na dança, etc. Gostamos muito do que vimos e resolvemos fazer uma postagem para mostrar um pouco da pintura no Nepal.

A Pintura Thangka

Teve sua origem no Tibete, quando o rei Songtsen Gampo, no século VIII, convidou artistas do Nepal ao Tibete para pintar os murais do templo principal da capital de Lhasa. Logo se tornou muito popular entre os monges da época, que utilizavam seus painéis como ferramenta de ensino, pois as imagens descreviam a história de Buda e eram facilmente transportadas de um monastério à outro. Esta arte até hoje é muito popular no Nepal, onde existem muitos artistas e escolas dessa corrente de pintura.


Para os budistas tibetanos estas pinturas religiosas oferecem uma bela manifestação do divino, sendo visualmente e mentalmente estimulante.
É uma importante manifestação artística religiosa, que os budistas usam para representar seus deuses, mandalas (utilizadas como ferramenta de meditação) e figuras históricas. Cada linha, cada imagem é feita com exatidão e dizem que cada deidade possui medidas geométricas exatas, estudadas nos antigos manuscritos. As cores e as posições das figuras colocadas nas imagens também são cheias de significado.


No dia 04/07 fomos conhecer a Stupa de Bodhnath, próximo à Kathmandu, onde existe uma grande comunidade de tibetanos. Na praça que circunda a Stupa existem várias escolas de Pintura Thangka. Tivemos a oportunidade de conhecer uma escola chamada Boudha Stupa Thanka Centre, onde pudemos aprender um pouquinho mais sobre esta delicada pintura.



Fonte : gentedomundo




Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?