Buddhachannel

Dans la même rubrique










Instagram





Rubricas

Yoga emagrece?

quinta-feira 5 de Agosto de 2010, por Buddhachannel Portugal

Langues :


O Yoga nos ensina que temos vários “corpos” (Kósas, que em sânscrito significa invólucros). Cada um deles têm a sua função. Quando um desses corpos está em desarmonia aparecem os desequilíbrios na forma de doenças. Um dos objetivos do yoga é nos mostrar a existência desses “corpos”, equilibrando-os para que possamos nos sentir plenos. Essas camadas do nosso ser são densas e também sutis. A camada densa é o nosso corpo físico (Manomayakosa) que é constituído pelos ossos, músculos, pele, órgãos internos e sistemas que são responsáveis por mantê-lo em funcionamento.


E todas essas partes são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Mas o corpo físico não é “sozinho”. Para que possamos existir enquanto seres humanos, temos ainda as camadas sutis que são conceituadas como “não físicas”, o que torna muito difícil a compreensão para muitas pessoas já que não conseguem enxergar como é que algo não físico possa ter efeitos tangíveis. Uma dessas energias não-física permeia todas as coisas vivas que dependem dela para manutenção de sua vida e saúde. É chamada de Prana pelos Hindus, de Chi pelos chineses e de Mana pelos Havaianos.Hoje a ciência através dos médicos acupunturistas já está mais interessada nessa energia como aliada na cura de algumas doenças. A primeira camada sutil que temos é chamada de corpo de energia (Pranamayakosa) que é responsável por distribuir energia ao nosso corpo físico. Quando essa energia (Prana, Chi ouMana) não circula livremente pelo nosso corpo pode provocar alguma doença no nível físico. Outra camada sutil é a nossa mente e emoções (Manomayakosa). Onde estão localizadas as funções do cérebro humano, a nossa capacidade de cognição, reflexão e comportamento. Uma ferramenta importantíssima para vivermos no mundo. Quando a mente e emoções funcionam em total harmonia, evitando os apegos e aversões excessivos, a nossa energia (prana) circula livremente no corpo, que por sua vez mantém a saúde do físico.


A mais sutil de todas as camadas é a consciência (Vijnanamayakosha) que é o nosso poder de discernimento, de fazer escolhas saudáveis e maduras, de observar nossas atitudes e emoções e nos mostrar a necessidade de agir na direção correta. Temos que aprender a ouvir e acessar a nossa consciência já que ela é a chave para uma existência mais tranqüila. Existe uma diferença muito grande entre a mente e a consciência. A mente em desequilíbrio exerce uma influência muito maior na nossa vida do que a consciência. Em todos os aspectos. É preciso aprender a acalmar os pensamentos e emoções para que a consciência possa “falar” mais alto que a mente. Somos “dirigidos” pela mente e emoções quando estamos em desequilíbrio, incapazes de ouvir o que na maioria das vezes já sabemos. A vida moderna nos exige produção o tempo todo. Vivemos de resultados no trabalho, estudo, na vida familiar e nos relacionamentos. Temos pouco tempo para reflexões.


Buscamos satisfação instantânea e evitamos o que não gostamos. A nossa mente em desequilíbrio só entende: “eu quero/não quero”, “eu gosto/não gosto”. Mas a consciência sempre está presente alfinetando sutilmente alguns e densamente outros. Quando somos capazes de ouvir plenamente a consciência, descobrimos a existência do nosso ser. Esse ser é a nossa essência, nossa alma que habita o corpo físico juntamente com o corpo de energia, mental e emocional e a consciência. Assim descobrimos que o ser, a consciência, a mente e emoções, o corpo de energia e o corpo físico na verdade é um só, e é necessário que todos estejam em sintonia. Quando negligenciamos o corpo físico e isso gera sobrepeso ou obesidade queremos fórmulas mágicas para resolver o problema. Falta-nos disciplina para a dieta e exercícios físicos. E essa disciplina difícil de ser acessada nos gera frustração, ansiedade, descrédito, aversão e apego ao que nos gera satisfação rápida. Veja aqui a presença da camada mental e emocional atuando... Onde está a consciência? Por que ela fala tão baixo? Como aprender a fazer a coisa certa sem nenhum sofrimento? Yoga não é mágica, Yoga é experiência. Ensina-nos a despertar e fortalecer a consciência, a nos vermos como um ser holístico e como lidar com uma mente inquieta repleta de desejos e relutâncias. Emagrecer é trabalhoso já que requer de nós uma consciência mais ativa, ainda que fundamentada apenas na estética e saúde física.


O Yoga tem uma função de purificação nos níveis físico, energético, mental e emocional e pode ser um grande aliado nessa jornada de emagrecimento. Para que essa purificação aconteça o praticante deverá, com uma boa orientação, intensificar a prática de Hatha Yoga (estilo clássico) de quatro a seis vezes semanalmente, para que os ásanas (posições físicas) atuem diretamente no físico para eliminar as toxinas, tornar as articulações mais flexíveis, fortalecer e alongar os músculos para que a energia possa circular por todo o corpo. Os exercícios respiratórios são responsáveis pela distribuição de energia. O relaxamento é a ferramenta que ajuda a aquietar a mente e a meditação nos coloca em contato com a nossa consciência. Quando se sai de uma prática de yoga é notório o bem estar, a sensação de tranqüilidade, felicidade e quietude. Para um resultado ainda mais eficaz pode-se praticar o estilo Ashtanga Vinyasa Yoga onde os ásanas são executados dinamicamente e de maneira mais intensa, porém, exige muito mais disposição do praticante.


Independente do estilo escolhido, o fato é que o Yoga associado a uma alimentação balanceada e exercícios aeróbicos conforme orientação profissional trará enormes resultados no nível físico eliminando o excesso de peso gradativa e solidamente, já que o trabalho mental e emocional do yoga é fundamental para o sucesso na questão do emagrecimento. Quando existe cuidado com todas as camadas do nosso ser, temos plenitude, equanimidade e um sentimento de felicidade verdadeira. E isso reflete no corpo físico, na mente e emoções.


Fonte : www.shaktiyoga.com.br

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?