Buddhachannel

Dans la même rubrique

12 juillet 2016, par Isabelle

Scandale de la surpêche










Instagram





Rubricas

Papagaio Cinzento (Psittacus erithacus)

segunda-feira 2 de Agosto de 2010, por Nanny Obame

Langues :


Tamanho

- aproximadamente 30 cm, pesando entre 430 e 580 g: os machos chegam a alcançar de 530 a 580 g e as fêmeas chegam a pesar até 460 g.

Distribuição

- África central e ocidental, desde a Serra Leoa até o Quênia, passando pela Costa do Marfim, Angola, Congo e Tanzânia.

Habitat

- vive nas matas e em beiras de rios, geralmente aos pares ou em grupos familiares.

Alimentação

- sementes, frutas e vegetais, mas sua comida preferida são as nozes da palmeira, ricas em azeite.

Reprodução

- podem ter posturas de 2 a 5 ovos. Cada ovo é posto com um intervalo de 2-3 dias. O período de incubação é de 28-30 dias. Na época do acasalamento, o par abandona o bando e ambos se revezam no choco.

Status

- têm vindo a desaparecer dos seus habitats naturais devido à desflorestação e à sua captura para o mercado de animais de estimação.


Descrição geral

O Papagaio Cinzento é provavelmente o Papagaio de porte médio mais conhecido em todo o mundo, o mais querido de todos e considerado o melhor imitador.

A sua cor cinzento em "dégradé" terminando na cauda curta e quadrada vermelho carmesim e a pele nua e branca que rodeia o olho são caracteríticas únicas e muito conhecidas no meio dos psitacultores.

No entanto a particularidade que o caracteriza no mundo inteiro, mesmo para as pessoas que têm poucos conhecimentos sobre Papagaios, é a sua habilidade de repetir palavras e de ser um grande palrador. Não é preciso ter muita inteligência para repetir uma frase recém-aprendida, reproduzir o miado de um gato ou um assobio estridente. Os papagaios precisam somente de habilidades comuns à sua espécie, mas o Papagaio Cinzento distingue-se dos seus parentes palradores por ser mais loquaz.

Essa habilidade do Papagaio Cinzento já era mencionada nos antigos documentos gregos e romanos. De maneira geral, os papagaios desenvolvem a habilidade de falar e imitar vozes humanas apenas em cativeiro. No habitat natural produzem apenas ruídos roucos, quer dizer, sua expressão vocal é muito pobre.

Estes papagaios são animais que se adaptam muito bem a conviver com os seres humanos, sendo que, mesmo no estado selvagem, toleram a sua presença e a sua aproximação, parecendo ter prazer nisso.

Vivem aos pares, em grandes bandos. São muito caçados devido aos grandes danos que causam às colheitas. E também por causa do delicado sabor de sua carne e pelas lindas penas vermelhas da cauda. Esse papagaio é facilmente treinado.

O Papagaio Cinzento é a única espécie que pertence ao género Psittacus. Este género tem três sub-espécies:

1 - Psittacus erithacus erithacus: O Papagaio Cinzento (do Congo) é o maior das três espécies. O seu peso oscila entre 430 e 580 g: os machos chegam a alcançar de 530 a 580 g e as fêmeas chegam a pesar até 460 g. Alimentam-se de sementes, frutas e vegetais, mas sua comida preferida são as nozes da palmeira, ricas em azeite. Proveniente da África Equatorial, é a espécie mais difundida e a mais apreciada como animal de estimação.

2 - Psittacus erithacus princeps: O Papagaio Cinzento (de Gana Ocidental) é muito parecido com o do Congo, mas é menor e tem uma cor mais escura. É proveniente das ilhas São Tomé e Príncipe.

3 - Psittacus erithacus timneh: O Papagaio Timneh é o menor de todos, tem uma cauda num tom que vai do acastanhado ao marrom e o bico é rosado ou vermelho. Pode ser encontrado em quatro países da África Ocidental: Serra Leoa, Libéria, Guiné e Costa do Marfim.



Características dos Papagaios Cinzentos:

- Falantes e imitadores excepcionais a partir dos 12 aos 18 meses de idade.

- Animal de inteligência surpreendente.

- Grande observador.

- Alta sensibilidade para captar os pensamentos, estados de ânimo, energia e sentimentos do dono.

- Excelentes companhias.

- Muito mais tranquilo que outros da sua espécie; emite sons mais suaves e agradáveis que outros papagaios.

- Se bem cuidado, este pássaro pode viver de 50 a 60 anos aproximadamente.

Alguns conselhos que devem ser levados em conta para criar um Papagaio Cinzento:

- Socialize-o com outras pessoas, desde tenra idade, para que seu comportamento adulto seja normal e não neurótico.

- Mantenha a expressão "tudo bem" (ou "está bom") no vocabulário de seu Papagaio Cinzento, dê atenção a ele, incentive-o a ser curioso e independente, elogie-o quando fizer as coisas certas e dê amor.

- É um pássaro de um único dono.

- Quando não recebem atenção, passam frequentemente a arrancar as penas.


Fonte : www.aves.com.sapo.pt

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?