Buddhachannel

Dans la même rubrique

21 novembre 2016

L’Apprentissage Shambhala

29. Juni 2016

Ajahn Chah










Instagram





Rubricas

Um Buda, varias escolas do Darma

terça-feira 27 de Abril de 2010

Langues :

Todas as versões deste artigo : [Español] [français] [日本語] [Português] [中文]

Siddharta falava. A palavra entrava nos ouvidos e na consciência dos seus discípulos, mas a memória sendo algo de instável, estes preferiram passar a escrito os ensinos, conservando assim fielmente a sua palavra.
De modo a conservar intacta esta transmissão, a sangha (a comunidade monástica) tornou-se depositária dos textos atribuídos ao Iluminado. Daí a importância atribuída nalgumas escolas do Dharma a esta transmissão em directo desde o Buda, sem nenhuma interrupção.
Ao longo dos séculos, os ensinos transmitiram-se de monge a monge, de país a país, ganhando uma cor local por onde passava... para atingir hoje uma abertura mundial.
De facto, várias escolas de ensino do Buda existem actualmente. Tudo vem de um homem, Siddharta, para chegar à diversidade actual simultaneamente viva e ligada a uma tradição de 2500 anos.
Esta diversidade é uma verdadeira oportunidade pois permite-nos abordar o mesmo ensino através diferentes visões e discernir todas a sua subtilidade.
Nós, os budistas de hoje, abrimo-nos aos ensinos do conjunto das escolas.
Claro que é importante seguir uma escola e um monge em particular, mas não sejamos sectários nem fechados à extraordinária riqueza do budismo.
O budismo acordou-nos hoje à multiplicidade da palavra do Buda.
E por esta razão que o Buddhachannel existe, para que os ensinos de origem diversa se encontrem.
Juntos, caminhemos olhando também para as outras facetas do budismo.
Um único Buda,
várias escolas,
uma única pratica pessoal
no prisma do presente.


Alain Delaporte-Digard para o Buddhachannel

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?