Buddhachannel

Dans la même rubrique

21 novembre 2016, par Buddhachannel Fr.

Les belles endormies

29 June 2016

Pha That Luang, Laos

29 juin 2016

Pha That Luang, Laos

2 de mayo de 2016, por Buddhachannel Es.

Grutas de Mogao










Instagram





Rubricas

Ensō (円相) é uma palavra japonesa que significa "círculo"

quinta-feira 11 de Fevereiro de 2010, por Alain Delaporte-Digard

Langues :

Todas as versões deste artigo : [Deutsch] [English] [italiano] [日本語] [Português] [русский] [中文]

GIF - 109 kb
Enso - Calligraphy by Kanjuro Shibata XX

Ensō (円相) é uma palavra japonesa que significa "círculo" e é um conceito fortemente associado com o Zen Budismo. Ensō é talvez o objeto mais comum da caligrafia japonesa mesmo sendo um símbolo e não um ideograma. Simboliza iluminação, força, elegância, o universo e o vazio (mu); também pode simbolizar a ´própria estética japonesa. Como uma "expressão do momento" é frequentemente considerado uma forma de arte expressionista.

Na pintura zen budista, o ensō simboliza um momento quando a mente está livre para simplesmente deixar os sentidos criarem. A pincelada de tinta do círculo geralmente é feita sobre seda ou papel de arroz em apenas um movimento (embora o grande Bankei às vezes usasse dois movimentos) e não há possibilidade de modificação: mostra o estado exressivo do artista naquele momento. Os zen budistas "acreditam que o caráter do artista está completamente exposto na forma com a qual desenha um ensō. Apenas uma pessoa mentalmente completa, que tenha percebido sua natureza búdica, consegue desenhar um ensō verdadeiro. Alguns artistas praticam o desenho do ensō diariamente, como uma espécie de éxercício "espiritual"."

Alguns artistas pintam o Enso com uma abertura no círculo, enquanto outros completam o círculo. No primeiro caso, a abertura pode expressar ideias diferentes, por exemplo, que o Enso não está separado, mas é parte de algo maior, ou que o defeito é um aspecto essencial e inerente de existência (ver também a ideia de simetria quebrada). O princípio de controlar o equilíbrio da composição através da assimetria e irregularidade é um aspecto importante da estética japonesa: O fukinsei (不均斉), a negação da perfeição.
O Enso é também um sagrado símbolo da escola de Budismo, e é frequentemente utilizado pelos mestres zen como uma forma de assinatura na sua arte religiosa. Para saber mais sobre a filosofia subjacente ao presente ver Hitsuzendo.

O Enso também foi co-optado por publicidade como um símbolo, por várias empresas, nomeadamente, Lucent. Não mais utilizado desde a fusão, o logotipo foi satirizado frequentemente referido como o "anel da xícara de café". A empresa Humanization usa o Enso como o nome de uma série de produtos de software com base no trabalho de Jef Raskin, para simplificar tarefas comuns na computação.

Wikipedia

Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?