Buddhachannel

Dans la même rubrique

21 novembre 2016

L’Apprentissage Shambhala

29. Juni 2016

Ajahn Chah










Instagram





Rubricas

O que é o Budismo Theravada ?

segunda-feira 21 de Março de 2016, por Buddhachannel Portugal

Langues :

Theravada

O que é o Budismo Theravada ?

A "Doutrina dos Anciãos"

  • Theravada ( Pali: thera "anciãos" + vada "palavra, doutrina" ), a "Doutrina dos Anciãos", é o nome da escola de Budismo que tem suas escrituras no Cânone em Pali ou Tipitaka, que os acadêmicos em geral aceitam como sendo o registro mais antigo dos ensinamentos do Buda. No livro Essence of the Heart Sutra o Dalai Lama menciona que: ‘It is very important to understand that the core teachings of the Theravada tradition embodied in the Pali scriptures are the foundation of the Buddha’s teachings.’ (Em resumo os ensinamentos do Theravada contêm os ensinamentos fundamentais do Buda). Por muitos séculos, o Theravada tem sido a religião predominante no Sri Lanka, Myanmar, (antiga Birmânia), e Tailândia; atualmente o número de Budistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas. Em décadas recentes o Theravada começou a fincar suas raízes no Ocidente – principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

    Os muitos nomes do Theravada
  • O Budismo Theravada é identificado através de muitos nomes. O próprio Buda chamava a religião que ele criou de dhamma-vinaya, "a doutrina e a disciplina," referindo-se aos dois aspectos fundamentais do sistema de treinamento ético e espiritual que ele ensinava. Devido à sua histórica predominância no sul e sudeste da Ásia ( Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Laos, Cambodja), o Theravada também é identificado como o "Budismo do Sul" em contraste com o " Budismo do Norte" que migrou da Índia para o Norte em direção à China, Tibete, Japão e Coréia. O Theravada também é freqüentemente identificado com "Hinayana" ( o “Veículo Menor/Inferior”), em contraste com o "Mahayana" ( o "Veículo Maior/Superior"), que em geral é o sinônimo para o Budismo Tibetano, Zen, Ch’an e outras expressões do Budismo no Norte da Ásia. O uso do termo pejorativo "Hinayana" tem sua origem nos primeiros cismas que ocorreram na comunidade monástica e que acabaram resultando no surgimento do que mais tarde se converteria no Mahayana. Muitos acadêmicos utilizam a denominação Hinayana despojada de qualquer intenção pejorativa.

    Pali: o idioma do Theravada
  • O idioma dos textos canônicos do Theravada é o Pali, um idioma próximo ao Magadhi, que provavelmente era falado na região central da Índia durante o período do Buda. A maioria dos discursos proferidos pelo Buda foram memorizados pelo Ven. Ananda, o primo do Buda e seu assistente pessoal. Pouco depois da morte do Buda ( aprox. 544 EC), um grupo de 500 monges arahant – incluindo Ananda – se reuniu para recitar todos os discursos que eles haviam ouvido durante os 45 anos de ensinamento do Buda. Cada discurso (sutta) que foi registrado tem início com a observação evam me suttam - "Assim ouvi". Esses ensinamentos foram transmitidos dentro da comunidade monástica seguindo uma tradição oral firmemente estabelecida. Em aproximadamente 100 EC a Tipitaka foi compilada por escrito pela primeira vez no Sri Lanka por monges escribas.
  • É claro que jamais será possível provar que o Cânone em Pali contém as palavras tais como foram ditas pelo Buda histórico. No entanto, a sabedoria contida no Cânone tem servido ao longo de séculos como um guia indispensável para milhões de discípulos na sua busca da Iluminação.
  • Muitos estudantes do Theravada descobriram que aprender o idioma Pali – mesmo que seja um pouco aqui ou ali – aprofunda em muito o entendimento dos ensinamentos e do caminho da prática.

    www.acessoaoinsight.net




Fórum requer assinatura

Para participar nesse fórum, deve estar previamente registado. Por favor indique a seguir o identificador pessoal que lhe foi fornecido. Se não está registado, deve inscrever-se.

Ligaçãoinscrever-sepalavra - passe esquecida ?